ATA DA 14ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2° PERÍODO DE SESSÃO LEGISLATIVA DO ANO DE 2.010

por paulinho — publicado 22/05/2012 11h04, última modificação 19/02/2016 08h19

AOS 27 (VINTE E SETE) DIAS DO MÊS DE OUTUBRO DE 2.010, ÀS 09:00 HORAS, NA SALA DE SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA - GOIÁS, FOI REALIZADA A SESSÃO, POR ORDEM DO SENHOR PRESIDENTE, O VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO, COM A PRESENÇA DE TODOS OS DEMAIS EDIS.

EXPEDIENTE: LEITURA DA ATA ANTERIOR APROVADA E ASSINADA SEM QUE HOUVESSEM ALTERAÇÕES E MODIFICAÇÕES SOLICITADAS PELOS SENHORES EDIS.

ORDEM DO DIA: O PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO ASSINALOU A INEXISTÊNCIA DE MATÉRIAS A SEREM ANALISADAS POR ESTA CASA DE LEIS, NA PRESENTE DATA.

POR OPORTUNO, O VEREADOR PRESIDENTE CONCEDEU O USO DA PALAVRA AOS SEUS IGUAIS PELO PRAZO DE 05 (CINCO) MINUTOS PARA TRATAREM DOS ASSUNTOS GERAIS; TENDO DISCURSADO:

O VEREADOR CARLOS GOMES DE ASSUNÇÃO SOLICITOU O ENCAMINHAMENTO DE OFÍCIO AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL REQUESTANDO-O IMEDIATAS PROVIDÊNCIAS NO RECAPEAMENTO DOS PNEUS DOS TRATORES DA PREFEITURA MUNICIPAL, HAJA VISTA, QUE O PERÍODO É O DE PLANTIO E OS MAQUINÁRIOS ATENDEM À POPULAÇÃO EM GERAL, QUE, INCLUSIVE, APRESENTOU SUAS REINVIDICAÇÕES AO EDIL. O VEREADOR PONDEROU QUE O NÃO RECAPEAMENTO DOS PNEUS PODERÁ OCASIONAR A PERDA DAS CARCAÇAS E, INDIRETAMENTE, PREJUÍZOS AO MUNICÍPIO.

O VEREADOR DIÓGENES GONTIJO AZEVEDO CONCLAMOU AOS DEMAIS EDIS A OBSERVAREM O QUE ESTÁ OCORRENDO NA AVENIDA J.K. EM RELAÇÃO AOS CAMINHÕES QUE ALI PERMANECEM ESTACIONADOS. O EDIL DISSE QUE APRESENTARÁ REQUERIMENTO PARA O ALARGAMENTO DA VIA, EXATAMENTE, COMO JÁ EFETIVADO EM OUTRO PONTO DA MESMA AVENIDA. O EDIL, INCLUSIVE, CONVIDOU AOS DEMAIS VEREADORES PARA CONJUNTAMENTE ASSINAREM O REQUERIMENTO, CASO QUEIRAM.

POR APARTE, O VEREADOR CARLOS GOMES DE ASSUNÇÃO, REFORÇOU O ARGUMENTO APRESENTADO PELO VEREADOR DIÓGENES GONTIJO AZEVEDO CITANDO EXEMPLO DE SINISTRO HAVIDO NO DIA DE ONTEM, DE FRENTE AO RESTAURANTE DO MARCELO, COM VEÍCULO DE PROPRIEDADE DO SENHOR WENDER.

O VEREADOR LUIZ DE AGUIAR PEREIRA, APÓS SEUS CUMPRIMENTOS, REMEMOROU AOS DEMAIS EDIS ACERCA DOS PRAZOS PARA LANÇAMENTOS DAS EMENDAS PLEITEADAS JUNTO ÀS SUAS BANCADAS FEDERAIS NO ORÇAMENTO DA UNIÃO PARA O PRÓXMO ANO, VEZ QUE, SEGUNDO O EDIL, AS EMENDAS DEVERÃO SER LANÇADAS NESTE MÊS DE NOVEMBRO. O EDIL COLOCOU-SE À DISPOSIÇÃO DOS DEMAIS VEREADORES PARA CONJUNTAMENTE LABORAREM PELA OBTENÇÃO DE EMENDAS EM PROL DO MUNICÍPIO.

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO, APÓS SEUS CUMPRIMENTOS, ENDOSSOU A PRETENSÃO DO VEREADOR DIÓGENES GONTIJO AZEVEDO, INCLUSIVE, CITANDO QUE, PESSOALMENTE, JÁ HAVIA APRESENTADO REINVIDICAÇÃO AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO NO MESMO SENTIDO. O EDIL SUGERIU A ADOÇÃO DAS PROVIDÊNCIAS PARA O ALARGAMENTO DA VIA, POR COMPLETO.

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO APRESENTOU SUAS COBRANÇAS E PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS AO CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, INICIALMENTE, SOBRE A AUSÊNCIA DE MÉDICOS PLANTONISTAS EM NOSSA CIDADE NOS FINAIS DE SEMANA, BEM COMO SOBRE A NÃO CHEGADA DO TRATOR, DA PATRULHA MECANIZADA, OBTIDO PELO MUNICÍPIO. O EDIL AINDA QUEIXOU-SE SOBRE O ASFALTAMENTO DE PLANALMIRA, VEZ QUE, SEGUNDO O VEREADOR, AS OBRAS FORAM INICIADAS E, POR PROBLEMAS FINANCEIROS, A EMPRESA NÃO CONTINUOU O LABOR, PORÉM, O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL NÃO TOMOU QUALQUER PROVIDÊNCIA PARA A RETOMADA DAS OBRAS.

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO QUESTIONOU AINDA O CHEFE DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL SOBRE EQUÍVOCOS APRESENTADOS NA LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL DE 2.011, DETECTADOS PELA RELATORIA DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA, DA QUAL É RESPONSÁVEL, BEM COMO DISSE QUE AS RESPOSTAS DEVERÃO SER ENCAMINHADAS ATEMPADAMENTE À ESTA CASA, VEZ QUE, A LEI ORÇAMENTÁRIA DEVERÁ SER VOTADA ATÉ O TÉRMINO DA ATUAL LEGISLATURA.

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO AINDA SUGERIU QUE A IDA DOS EDIS AO DNIT DEVERIA SER ANTECIPADA, VEZ QUE, SEGUNDO O EDIL, A DEMORA PODERÁ TRAZER TRANSTORNOS IRREPARÁVEIS AO MUNICÍPIO. O EDIL TAMBÉM APRESENTOU SUAS COBRANÇAS AINDA EM RELAÇÃO O ABASTECIMENTO DE ÁGUA NO BAIRRO LINDO HORIZONTE. O VEREADOR DISSE QUE NÃO ESTÁ FAZENDO POLÍTICA EM DETRIMENTO DO PREFEITO, MAS, BUSCANDO MELHORIAS PARA OS MUNÍCIPES.

FINALIZANDO SEU PRONUNCIAMENTO, O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO DISSE QUE PARTE DAS ESTRADAS MUNICIPAIS FORAM ARRUMADAS, PORÉM, DISSE TER RECEBIDO QUEIXAS SOBRE A ESTRADA DAS LAGES POR ESTAR INTRANSITÁVEL.

O VEREADOR JOSÉ MARIA FILHO, APÓS SEUS CUMPRIMENTOS, AGRADECEU AO VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO PELAS COBRANÇAS EM PROL DO DISTRITO DE PLANALMIRA. O EDIL REMEMOROU QUE O PREFEITO FEZ PROMESSAS ÀQUELA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO ÀS RUAS DO DISTRITO, ENTRETANTO, PASSADO CERCA DE 02 (DOIS) MESES, NADA FOI FEITO.

O VEREADOR JOSÉ MARIA FILHO DISSE QUE EXISTEM ESTRADAS MUNICIPAIS NAQUELE DISTRITO QUE, DESDE O PRIMEIRO MANDATO DO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL, NUNCA RECEBERAM REPAROS PELA ATUAL ADMINISTRAÇÃO.

O VEREADOR LUIZ DE AGUIAR PEREIRA CONVIDOU O VEREADOR AILSON NATAL ARANTES PARA, JUNTOS, ELABORAREM NOVO PLEITO AO DEPUTADO RUBENS OTONI GOMIDE, EM RELAÇÃO AO ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA CIDADE, ESPECIALMENTE, EM FACE DE SUA REELEIÇÃO.

O PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO, PARABENIZOU O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO POR SUA FALA E POR SUAS COBRANÇAS. O EDIL DISSE QUE OS VEREADORES ESTÃO CUMPRINDO O SEU PAPEL QUE É O DE FISCALIZAR O TRABALHO DO EXECUTIVO MUNICIPAL. PELA PRESIDÊNCIA FOI DETERMINADA A ADOÇÃO DAS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS NO ENCAMINHAMENTO DE OFÍCIOS AO SENHOR PREFEITO MUNICIPAL SOLICITANDO PROVIDÊNCIAS EM RELAÇÃO AO RECAPEAMENTO DOS PNEUS DOS TRATORES E A AUSÊNCIA DE MÉDICOS DE PLANTÃO AOS FINAIS DE SEMANA.

E NADA MAIS HAVENDO A TRATAR, O SR. PRESIDENTE, O VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO DECLAROU ENCERRADA A SESSÃO, MARCANDO OUTRA PARA QUINTA-FEIRA (DIA 28/10/2.010), NO MESMO LOCAL E HORÁRIO. PARA CONSTAR, LAVROU-SE A PRESENTE ATA QUE APÓS LIDA, SE FOR APROVADA, SERÁ ASSINADA.