ATA DA 23ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2° PERÍODO DE SESSÃO LEGISLATIVA DO ANO DE 2.010

por paulinho — publicado 23/05/2012 08h51, última modificação 19/02/2016 08h19

AOS 15 (QUINZE) DIAS DO MÊS DE DEZEMBRO DE 2.010, ÀS 09:00 HORAS, NA SALA DE SESSÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA - GOIÁS, FOI REALIZADA A SESSÃO, POR ORDEM DO SENHOR PRESIDENTE, O VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO, COM A PRESENÇA DE TODOS OS DEMAIS EDIS.

EXPEDIENTE: DISPENSADA A LEITURA DA ATA DA 20ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2° PERÍODO DE SESSÃO LEGISLATIVA DO ANO DE 2.010 REALIZADA NO DIA 30 DE NOVEMBRO DE 2.010, PARA POSTERIOR APROVAÇÃO E ASSINATURA DOS SENHORES EDIS.

DISPENSADA A LEITURA DA ATA DA 21ª SESSÃO ORDINÁRIA DO 2° PERÍODO DE SESSÃO LEGISLATIVA DO ANO DE 2.010 REALIZADA NO DIA 13 DE DEZEMBRO DE 2.010, PARA POSTERIOR APROVAÇÃO E ASSINATURA DOS SENHORES EDIS.

PELO VEREADOR LUIZ DE AGUIAR PEREIRA, FOI SUGERIDA A REMESSA DAS ATAS, POR E-MAIL, PARA OS SENHORES EDIS, PARA SUAS CONSIDERAÇÕES.

ORDEM DO DIA: INICIANDO OS TRABALHOS LEGISLATIVOS, O PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO PROCEDEU A 2ª VOTAÇÃO EM RELAÇÃO AO PROJETO DE LEI N.º 554/2.010, DE AUTORIA DO ILUSTRE PREFEITO MUNICIPAL, DOUTOR ITAMAR VIEIRA GOMES, QUE “ALTERA DISPOSITIVOS DA LEI N.º 699/09 DE, QUE DISPÕE SOBRE O PLANO PLURIANUAL DE GOVERNO DO MUNICÍPIO, PARA O PERÍODO DE 2010/2013 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.”

NA CONTAGEM FINAL DE VOTOS, SE CONTOU OS VOTOS DE TODOS OS EDIS PELA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI N.º 554/2.010, E, A MATÉRIA DE QUE TRATA RESTOU APROVADA DEFINITIVAMENTE POR ESTA CASA.

DANDO PROSSEGUIMENTO AOS TRABALHOS LEGISLATIVOS, O PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO INDAGOU AOS SEUS PARES SOBRE AS CANDIDATURAS À MESA DIRETORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA - GOIÁS PARA O BIÊNIO 2.011/2.012.

PARA PRESIDENTE, APRESENTARAM-SE:

O VEREADOR DIÓGENES GONTIJO AZEVEDO APRESENTOU-SE CANDIDATO À PRESIDÊNCIA.

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO APRESENTOU-SE CANDIDATO À PRESIDÊNCIA.

ELABORADAS AS CÉDULAS DE VOTAÇÃO PARA A PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA – GOIÁS, ESTAS FORAM RUBRICADAS PELA ATUAL MESA DIRETORA, E, PELO PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO, FORAM CONVOCADOS OS SENHORES EDIS, POR ORDEM ALFABÉTICA, PARA A VOTAÇÃO.

NA CONTAGEM DOS VOTOS, APUROU-SE 07 (SETE) VOTOS PARA O CANDIDATO, VEREADOR DIÓGENES GONTIJO AZEVEDO, E 02 (DOIS) VOTOS PARA O CANDIDATO, VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO, RESTANDO, DESTA FORMA, O VEREADOR DIÓGENES GONTIJO AZEVEDO ELEITO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA – GOIÁS PARA O BIÊNIO 2.011/2.012; RESULTADO PROCLAMADO PELO PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO.

PARA VICE PRESIDENTE, APRESENTOU-SE:

O VEREADOR CARLOS GOMES DE ASSUNÇÃO APRESENTOU-SE CANDIDATO À VICE PRESIDÊNCIA.

ELABORADAS AS CÉDULAS DE VOTAÇÃO PARA A VICE PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA – GOIÁS, ESTAS FORAM RUBRICADAS PELA ATUAL MESA DIRETORA, E, PELO PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO, FORAM CONVOCADOS OS SENHORES EDIS, POR ORDEM ALFABÉTICA, PARA A VOTAÇÃO.

NA CONTAGEM DOS VOTOS, APUROU-SE 07 (SETE) VOTOS PARA O CANDIDATO, VEREADOR CARLOS GOMES DE ASSUNÇÃO, E 02 (DOIS) VOTOS EM BRANCO, RESTANDO, DESTA FORMA, O VEREADOR CARLOS GOMES DE ASSUNÇÃO ELEITO VICE PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA – GOIÁS PARA O BIÊNIO 2.011/2.012; RESULTADO PROCLAMADO PELO PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO.

PARA SECRETÁRIO, APRESENTOU-SE:

O VEREADOR AILSON NATAL ARANTES APRESENTOU-SE CANDIDATO AO CARGO DE SECRETÁRIO.

ELABORADAS AS CÉDULAS DE VOTAÇÃO PARA O CARGO DE SECRETÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA – GOIÁS, ESTAS FORAM RUBRICADAS PELA ATUAL MESA DIRETORA, E, PELO PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO, FORAM CONVOCADOS OS SENHORES EDIS, POR ORDEM ALFABÉTICA, PARA A VOTAÇÃO.

NA CONTAGEM DOS VOTOS, APUROU-SE 07 (SETE) VOTOS PARA O CANDIDATO, VEREADOR AILSON NATAL ARANTES, E 02 (DOIS) VOTOS EM BRANCO, RESTANDO, DESTA FORMA, O VEREADOR AILSON NATAL ARANTES ELEITO SECRETÁRIO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA – GOIÁS PARA O BIÊNIO 2.011/2.012; RESULTADO PROCLAMADO PELO PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO.

PARA A RELATORIA DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA – GOIÁS, APRESENTOU-SE:

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO APRESENTOU-SE CANDIDATO AO CARGO DE RELATOR DA RELATORIA DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA – GOIÁS.

ELABORADAS AS CÉDULAS DE VOTAÇÃO PARA O CARGO DE RELATOR DA RELATORIA DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA – GOIÁS, ESTAS FORAM RUBRICADAS PELA ATUAL MESA DIRETORA, E, PELO PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO, FORAM CONVOCADOS OS SENHORES EDIS, POR ORDEM ALFABÉTICA, PARA A VOTAÇÃO.

NA CONTAGEM DOS VOTOS, APUROU-SE 08 (OITO) VOTOS PARA O CANDIDATO, VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO, E 01 (UM) VOTO EM BRANCO, RESTANDO, DESTA FORMA, O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO ELEITO RELATOR DA RELATORIA DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA – GOIÁS PARA O BIÊNIO 2.011/2.012; RESULTADO PROCLAMADO PELO PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO.

PARA A RELATORIA DE FINANÇAS E ORÇAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA – GOIÁS, APRESENTOU-SE:

O VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO APRESENTOU-SE CANDIDATO AO CARGO DE RELATOR DA RELATORIA DE FINANÇAS E ORÇAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA – GOIÁS.

ELABORADAS AS CÉDULAS DE VOTAÇÃO PARA O CARGO DE RELATOR DA RELATORIA DE FINANÇAS E ORÇAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA – GOIÁS, ESTAS FORAM RUBRICADAS PELA ATUAL MESA DIRETORA, E, PELO PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO, FORAM CONVOCADOS OS SENHORES EDIS, POR ORDEM ALFABÉTICA, PARA A VOTAÇÃO.

NA CONTAGEM DOS VOTOS, APUROU-SE 08 (OITO) VOTOS PARA O CANDIDATO, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO, E 01 (UM) VOTO EM BRANCO, RESTANDO, DESTA FORMA, O VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO ELEITO RELATOR DA RELATORIA DE FINANÇAS E ORÇAMENTO DA CÂMARA MUNICIPAL DE ABADIÂNIA – GOIÁS PARA O BIÊNIO 2.011/2.012; RESULTADO PROCLAMADO PELO PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO.

O PRESIDENTE, VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO AGRADECEU A COBERTURA DA RÁDIO CAPIVARY FM AOS TRABALHOS DA CASA LEGISLATIVA NESTA DATA.

POR OPORTUNO, O VEREADOR PRESIDENTE CONCEDEU O USO DA PALAVRA AOS SEUS IGUAIS PELO PRAZO DE 05 (CINCO) MINUTOS PARA TRATAREM DOS ASSUNTOS GERAIS; TENDO DISCURSADO:

O VEREADOR DIÓGENES GONTIJO AZEVEDO, APÓS SEUS CUMPRIMENTOS DE PRAXE, AGRADECEU SEUS PARES PELA ELEIÇÃO, E, DISSE ESPERAR QUE NÃO RESTEM SEQUELAS POLÍTICAS PELO PLEITO QUE ORA SE ENCERRA.

O VEREADOR DIÓGENES GONTIJO AZEVEDO DISSE QUE, EM SUA GESTÃO, A CASA ESTARÁ ABERTA A TODOS OS VEREADORES, E, QUE ESTES TERÃO O MESMO ACESSO. O EDIL SOLICITOU QUE FOSSE INDICADO PELOS SEUS PARES O VEREADOR QUE ASSINARÁ OS CHEQUES DA CASA, BEM COMO QUE AFIXARÁ NO MURAL, TODAS AS DESPESAS DA CÂMARA, DE FORMA QUE A POPULAÇÃO TAMBÉM POSSA TOMAR CONHECIMENTO DAS CONTAS QUE A CÂMARA VEM FAZENDO, DOS SEUS GASTOS, DOS SALÁRIOS DOS VEREADORES E DOS FUNCIONÁRIOS. O EDIL DISSE QUE ESTA É UMA OBRIGAÇÃO DO PODER LEGISLATIVO. O EDIL FINALIZOU SEU PRONUNCIAMENTO MAIS UMA VEZ AGRADECENDO À TODOS.

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO, APÓS OS CUMPRIMENTOS, DISSE QUE HOJE A CASA DEMONSTROU DEMOCRACIA. O EDIL DISSE QUE MUITAS PESSOAS USAM O TERMO DEMOCRÁTICO PARA RESPALDAR DECISÕES ERRÔNEAS, DECISÕES INJUSTAS, MAS, USAM O TERMO DEMOCRÁTICO PORQUE FOI DECIDIDO PELA MAIORIA.

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO DESTACOU QUE NO DIA DE HOJE TIVEMOS A DECISÃO PELA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA POR UMA MAIORIA DE 07 (SETE) VOTOS A 02 (DOIS).

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO DISSE NÃO ENTENDER AS RAZÕES PELAS QUAIS OS PRÓPRIOS COMPANHEIROS DE SUA BASE USARAM PARA VOTAREM DESFAVORAVELMENTE À SUA PESSOA, PORÉM, PONDEROU QUE É OBRIGADO A CONCORDAR. O EDIL DISSE SUA BASE ASSUMIU UM COMPROMISSO, POR ESCRITO, DE QUE O RESULTADO DA ELEIÇÃO DE HOJE SERIA OUTRO.

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO DISSE QUE CADA SER HUMANO TEM UMA CABEÇA, E, QUE CADA CABEÇA TEM UMA RESPONSABILIDADE E UMA CONSCIÊNCIA, HOJE O RESULTADO FOI DIFERENTE DAQUILO QUE ESTAVA ESCRITO NO PAPEL, PORQUE, TRISTEMENTE, PESSOAS DE SUA BASE NÃO HONRARAM COM O SEU COMPROMISSO.

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO DISSE QUE A OPOSIÇÃO TEM O SEU OBJETIVO, E, SEGUNDO O EDIL, CONSEGUIU O SEU OBJETIVO AQUI HOJE PASSANDO A OCUPAR AS CADEIRAS DE VICE PRESIDENTE E DE SECRETÁRIO. O EDIL CLASSIFICOU O OBJETIVO COMO LEGÍTIMO.

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO DISSE QUE A SITUAÇÃO, NAS PESSOAS DE ALGUNS DISSIDENTES, CONCORDOU COM TAL SITUAÇÃO INDEPENDENTEMENTE DO QUE HAVIA SIDO COMBINADO. O EDIL DISSE QUE GOSTARIA DE PODER PARABENIZAR O PRESIDENTE ELEITO, VEREADOR DIÓGENES GONTIJO AZEVEDO, MAS, DISSE NÃO PODÊ-LO FAZER PORQUE NÃO CUMPRIU O QUE FOI COMBINADO COM ELE, MAS, COMO A DEMOCRACIA É A MAIORIA QUE DECIDE, ELE É OBRIGADO À ACEITAR A DECISÃO E ESTÁ ACEITANDO.

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO CITOU UM DITADO, SEGUNDO ELE MUITO CERTO, QUE DIZ: “QUANTO MAIS CONHEÇO OS SERES HUMANOS, MAIS EU GOSTO DO MEU GATINHO DE ESTIMAÇÃO”. SEGUNDO O EDIL, ISSO VEM À CALHAR.

DE ACORDO COM O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO A MANEIRA DE FAZER POLÍTICA, A MANEIRA DE “TOMA LÁ, DA CÁ”, A MANEIRA DE BENEFÍCIOS PRÓPRIOS E INDIVIDUAIS AINDA REINA EM NOSSO PAÍS E EM NOSSO MUNICÍPIO. POR APARTE, OS VEREADORES CITADOS PELO EDIL REPUDIARAM COM VÊEMENCIA ESTA AFIRMAÇÃO.

SEGUNDO O EDIL, É PENA QUE NUMA CIDADE TÃO PEQUENA COMO A NOSSA, A POLÍTICA ESTEJA SENDO FEITO DESTA MANEIRA QUE NÃO OBJETIVA AQUELE BEM MAIOR QUE É O BENEFÍCIO DA COMUNIDADE. DE ACORDO COM O EDIL É PENA QUE A MAIORIA ABSOLUTA DA COMUNIDADE ABADIANIENSE NÃO SABE O QUE SE PASSA NOS BASTIDORES DA CÂMARA. O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO DISSE ESTAR LUTANDO PARA TRANSFORMAR, MAS, CADA VEZ MAIS A SITUAÇÃO SEGUE UM RUMO DIFERENTE.

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO DISSE TORCER PARA QUE FAÇAMOS BOAS SESSÕES LEGISLATIVAS ATÉ O FINAL. O EDIL DISSE TORCER QUE O PRESIDENTE COMANDE ESTA CASA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL E PARA QUE SEU NOME NÃO SEJA INSCRITO NO ROL DAQUELES QUE FAZEM PARTE DA TRISTE LISTA DA FICHA LIMPA. O EDIL DISSE ESTAR AQUI PARA AUXILIAR O PRESIDENTE, MAS, TAMBÉM PARA COBRÁ-LO.

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO DISSE QUE, COM CERTEZA, ENQUANTO PRESIDENTE A RESPONSABILIDADE É MUITO MAIOR. O EDIL REMEMOROU O QUE DISSE O TAMBÉM VEREADOR SEBASTIÃO ANTÔNIO DE SOUZA, QUE OS ELEITOS ESTÃO PEGANDO POSIÇÕES DE MUITA RESPONSABILIDADE PORQUE O SECRETÁRIO E VICE PRESIDENTE COMPOEM A MESA E FAZEM PARTE DAS DECISÕES. O EDIL DISSE QUE GOSTARIA DE VER DECISÕES AFINADAS, DECISÕES QUE REALMENTE VENHAM CONTRIBUIR PARA O BENEFÍCIO DE NOSSO DE MUNICÍPIO.

O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO PARABENIZOU A OPOSIÇÃO POR TER CONSEGUIDO O SEU INTENTO. O EDIL DISSE QUE A OPOSIÇÃO PORTOU-SE CORRETAMENTE, MAS, DISSE NÃO SABER SE DA FORMA MAIS JUSTA. O EDIL DISSE RESPEITAR SUA POSIÇÃO.

O VEREADOR LUIZ DE AGUIAR PEREIRA PARABENIZOU A TODOS PELO SEU EXERCÍCIO DE SEU DIREITO DE VOTOS, BEM COMO DISSE QUERER AGRADECER O PERÍODO EM QUE PERMANECEU NO CARGO DE VICE PRESIDENTE DA CASA.

O VEREADOR LUIZ DE AGUIAR PEREIRA REMEMOROU QUE FOI DERROTADO EM SUA INTENÇÃO DE SER PRESIDENTE, BEM COMO TER SIDO DERROTADO PARA COOPERAR OU TENTAR SER PRESIDENTE NESTE SEGUNDO PERÍODO DE SESSÕES LEGISLATIVAS; ENTRETANTO, O EDIL DISSE QUE ISSO NÃO O DESMERECE PORQUE, SEGUNDO ELE, SAI DE CABEÇA ERGUIDA POR TER CUMPRIDO O COMPROMISSO COM O GRUPO.

O VEREADOR LUIZ DE AGUIAR PEREIRA DISSE TER LUTADO ATÉ ALGUNS MINUTOS ATRÁS PARA QUE O SEU GRUPO TENTASSE CRIAR UMA SOLUÇÃO, PORÉM, O EDIL DISSE TER AFUNDADO, MAS, AFUNDADO COM O GRUPO. O EDIL DISSE QUE NÃO FEZ QUESTÃO DE ASSUMIR NENHUMA COMISSÃO PORQUE GOSTA DE TRABALHAR NA PARTE INVESTIGATIVA, E, PONDEROU, QUE AGORA MAIS SOLTO PODERÁ EXERCER MAIS EFICAZMENTE ESTA CARACTERÍSTICA QUE TROUXE DAS FORÇAS ARMADAS E DE OUTROS CURSOS. O EDIL DISSE QUE ESTÁ À DISPOSIÇÃO COMO VEREADOR, BEM COMO DISSE PARA O VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO NÃO SE SENTIR CONSTRANGIDO, POSTO QUE, CUMPRIU SUA PARTE AO LANÇAR O SEU NOME PELO GRUPO.

O VEREADOR LUIZ DE AGUIAR PEREIRA DISSE TER SIDO DERROTADO PELO GRUPO, BEM COMO DISSE QUE OS 02 (DOIS) VOTOS FORAM O DELE E O DO VEREADOR CLARINDO BORGES DE ARAÚJO FILHO. O EDIL DISSE TER TENTADO PELO GRUPO, BEM COMO DISSE ESPERAR QUE PRESIDENTE SEJA FELIZ COM ESSA NOVA COMPOSIÇÃO QUE FEZ E QUE O DOUTOR ITAMAR DESFRUTE, COM ESSA COMPOSIÇÃO MISTA, DE UMA GRANDE PAZ NESTES PRÓXIMOS 24 (VINTE E QUATRO) MESES QUE LHE RESTAM DE MANDATO.

O VEREADOR LUIZ DE AGUIAR PEREIRA DESEJOU, ANTECIPADAMENTE, UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPÉRO ANO NOVO, BEM COMO SE COLOCOU À DISPOSIÇÃO NAQUILO QUE PRECISAREM. O EDIL DESPEDIU-SE AGRADECENDO AOS SERVENTUÁRIOS E AO PRESIDENTE PELO TRABALHO DESEMPENHADO.

O VEREADOR LUIZ DE AGUIAR PEREIRA DISSE QUE, QUANDO JOGAVA BOLA, ELE JOGAVA DE ZAGUEIRO CENTRAL, E, GERALMENTE NO SEGUNDO TEMPO, ELE “ARREPIAVA” MAIS. O EDIL DISSE QUE ESTÁ COMO O ZAGUEIRO CENTRAL DA GESTÃO E DA CÂMARA E DISSE QUE DARÁ UMA “ARREPIADA” PARA TERMINAR A PARTIDA BEM FECHADA E RESOLVER AS COISAS.

PELO PRESIDENTE, O VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO FOI ASSINALADA A PRESENÇA NESTA CASA DE LEIS, NO DIA DE HOJE, DA VICE PREFEITA, SENHORA ALAÍDE, BEM COMO QUE OS TRABALHOS ESTÃO PRORROGADOS ATÉ A SEXTA FEIRA, DIA 17 DE DEZEMBRO DE 2.010.

E NADA MAIS HAVENDO A TRATAR, O SR. PRESIDENTE, O VEREADOR ODORICO DOS REIS LEAL NETO DECLAROU ENCERRADA A SESSÃO, MARCANDO OUTRA PARA QUINTA-FEIRA (DIA 16/12/2.010), NO MESMO LOCAL E HORÁRIO. PARA CONSTAR, LAVROU-SE A PRESENTE ATA QUE APÓS LIDA, SE FOR APROVADA, SERÁ ASSINADA.